sábado, 26 de maio de 2012

Vigilia de Pentecostes - Testemunhar pela força do Espírito


Testemunhar pela força do Espírito 
Padre José Augusto
Foto: Natalino Ueda
“Se alguém tem sede, venha a mim, e beba38.quem crê em mim” — conforme diz a Escritura: “Do seu interior correrão rios de água viva”. Ele disse isso falando do Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele; pois não havia ainda o Espírito, porque Jesus ainda não fora glorificado.” Jo 7, 37 

Um das coisas que marcou a Igreja foi a descida do Espírito Santo. E o que identifica os carismáticos é o Batismo no Espírito.

Há ciquenta dias atrás, às três horas da tarde, nśo estávamos celebrando a Paixão do Senhora, a Igreja estava triste pois Jesus tinha morrido, mas antes de Jesus morrer, na Quianta-feira Santa, Jesus estava reunido com seus discípulos. Nesta Ceia, ocorreu a Instituição da Eucaristia e também do sacerdocio. Foi nessa Ceia, que Jesus falou do Espírito Santo.

“Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo.” Jo 15, 26-27

Foi preciso que Jesus morresse e fosse glorificado para que nós recebêssemos o Espírito Santo. Sabemos que em nossa humanidade, é difícil dar o testemunho que o Senhor nos pede:

“Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora. “Eu não vos disse isso desde o começo, porque eu estava convosco.” Jo 16, 1-4

O Espírito veio sobre nós, para possamos dar seu testemunho a todos. O mais difícil é encaramos uma sociedade que vai contra os valores católicos. Os dons que o Senhor nos concede é para nos ajudar nesse anúncio. 
"Estamos dispostos a dar a vida por Jesus?" Padre José Augusto
Foto: Natalino Ueda
 No fim do evangelho vemos que todas essas coisas irão acontecer depois que Jesus for glorificado, a glorificação que se refere é a cruz, Ele ficou de braços abertos e depois disse “Em tuas mãos entrego o meu espírito”. Ou seja, quando Ele for glorificado o Espírito Santo virá. 
“Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: 'Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique, assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste.” Jo 17, 1-2 O Pai glorifica o Filho na cruz e o Filho glorifica o Pai na cruz. Perceba que depois de dizer isso, Ele assumiu a cruz e se entregou por nós.

No domingo da Ressurreição, as mulheres viram que Jesus havia ressuscitado: “Por que procuras entre os mortos aquele que Vive”, disse o anjo Depois disso, Ele aparecesse aos apóstolos, até chegar o momento em que Ele foi para o Céu, após a Ascensão do Senhor, estamos vivendo o tempo da espera do Pentecostes que o Senhor nos prometeu: “Então os apóstolos deixaram o monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém, à distância que se pode andar num dia de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus — e com os irmãos dele.” At 1,12

“Ao tomar a refeição com eles, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai.” At 1, 4

Precisamos dar testemunho nesse mundo secularizado, que quer tirar os crucifixos dos locais públicos. Sejamos diferentes! Testemunhemos o Nome de Jesus nessa sociedade que age de forma paganizada.

Para aqueles que quiserem receberem a coragem, a receberão quando o Espírito vier. Para saber se você tem o Espírito Santo, basta saber se você age com medo quando é contrariado, quando age conforme a Igreja. Mas, se você não esmorece diante da dificuldade é porque você está repleto do Espírito Santo.

“Quando uma pessoa está repleta do Espírito Santo ela esquece que pertence a este mundo e age como se estivesse no Céu.” São João Maria Vianney

A nossa verdade deve estar baseada na Igreja. Quem está com Jesus, está com o Espírito Santo, com a Igreja e com o Papa Bento XVI, pois negar o nome de Jesus significa negar a salvação.



Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

Padre José Augusto 
Padre da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário