segunda-feira, 19 de agosto de 2013

10 fatos que a maioria dos católicos não sabem (mas deveriam!) I PARTE

Publico abaixo uma listas bem interessante, tomei a liberdade de colocar várias referencias para um estudo mais aprofundados dos assuntos.

10 fatos que a maioria dos católicos não sabem (mas deveriam!)
Toda vez que eu ouço alguém que se declara um ex-católico, fico com uma sensação de tristeza porque na maioria das vezes as pessoas deixam a fé Católica devido simplesmente por falta de entendimento do que verdadeiramente os Católicos acreditam, de que eles são membros da única e verdadeira Igreja fundada por Cristo (e necessária para a salvação deles) e que ninguém poderia deixar. No esforço de ajudar a explicar o que a Igreja Católica ensina, compilei uma lista com os 10 fatos mais importantes que todo Católico deveria saber. Mais do que simplesmente algo trivial estes são conceitos importantes que podem ajudar nos a melhor entender e defender em que acreditamos. Sem tem necessariamente seguir uma ordem específica estes itens foram compilados baseados no meu trabalho no programa de rádio Following The Truth (Seguindo a Verdade) e no meu estudo particular sobre a Fé Católica.

1. Mulheres nunca serão sacerdotes: Normalmente agrupados de forma incorreta junto a outro tema como o de padres casados, esta doutrina já foi infalivelmente decidida e não será alterada. Em 1994. o Papa João Paulo II emitiu uma carta apostólica a todos os Sacerdotes ordenados onde declara de uma vez por todas que "a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja."[1]
Ao contrário da questão dos padres casados (que poderia ter a possibilidade de ser alterado), a ordenação das mulheres é impossível e nunca acontecerá. Isso não seria como um "teto de vidro" ou uma tentativa da Igreja de segurar as mulheres, ou contrário, é o reconhecimento infalível que homens e mulheres tem diferentes funções e que Cristo foi quem instituiu o sacerdócio masculino.

2.  Sextas-feiras são ainda dias de Penitencia: pergunte praticamente a qualquer um e eles te dirão que os Católicos não são mais obrigados a se abster de comer carne as Sextas-feiras durante todo o ano. Entretanto, o atual código de direto canônico (Codex Iuris Canonici - CIC)[2] afirma que, com exceção das solenidades, "Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma." (CIC 1250) e afirma ainda mais, "Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo."(CIC 1251), a CNBB afirma que o fiel católico brasileiro pode substituir a abstinência de carne por uma obra de caridade, um ato de piedade ou comutar a carne por um outro alimento[3]. Mesmo assim nós ainda somos convidados a fazer jejum de "alguma coisa" em recordação da morte de nosso Senhor na cruz.


3. A Bíblia é um livro Católico: Você já se perguntou como a Bíblia passou a existir e chegou até nós? É pouco conhecido, mas facilmente documentado o fato de que os livros da Bíblia foram compilados pela Igreja Católica. Muitos anos depois de Cristo ascender ao Céu, houve um debate sobre quais eram as escrituras inspiradas por Deus. O Canon das escrituras (os livros da Bíblia) foram pela primeira vez formalmente decididos no Sínodo de Roma no ano de 382. Esta decisão foi confirmada nos Concílios de Hipona (393) e Cartago (397), e nestes concílios da Igreja Católica os mesmos 46 livros do Antigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento que estão presentes hoje nas Bíblias Católicas foram declaradas inspiradas por Deus. Uma pequena observação, aproximadamente 1200 anos depois que esta decisão foi tomada, Martinho Lutero e os reformadores protestantes removeram 7 livros do Antigo Testamento, como resultado hoje a maioria das Bíblias protestantes estão faltando estes 7 livros.[4]

4. A Missa é o mesmo Sacrifício do Calvário: Um dos maiores erros cometidos por muitos Católicos é tratar a Santa Missa como "somente um outro tipo de culto", destes similares que vimos acontecendo em outras religiões. Na Missa se faz presente o Sacrifício de Cristo na Cruz, sua memória é celebrada e aplicado seu poder salvador. O Concílio de Trento ensina que Cristo deixou um sacrifício visível para Sua Igreja "no qual aquele sacrifício sangrento foi uma vez oferecido na Cruz devesse se fazer presente hoje, e a sua memória preservada até o fim do mundo, e a esta salvação venha aplicar-se o poder da remissão dos pecados que diariamente cometemos". Quando assistimos a Missa, nós somos misticamente transportados ao Calvário, onde podemos unir-nos ao Sacrifício do Senhor ao Pai! [5]

5. Nulidade não é Divórcio Católico: Ao contrário do processo legal conhecido como "divórcio" (no qual um casamento é rescindido), uma declaração de nulidade confirma que o matrimonio não é válido e portanto nunca existiu. Esta decisão baseia-se na constatação que no dia do casamento  quando os votos foram trocados alguns elementos essenciais ficaram faltando. Este processo está completamente em conformidade com o que ensina a Igreja Católica sobre a indissolubilidade do casamento. Aliás, a concessão de nulidade não torna os filhos ilegítimos.[6].

(...) continua, clique abaixo para ver a 2 parte:
http://jesuscristoemsuaplenitude.blogspot.com/2014/04/10-fatos-que-maioria-dos-catolicos-nao.html
Escrito por: Gary Zimak
Fonte: http://catholicexchange.com/ten-facts-most-catholics-don%E2%80%99t-know-but-should/

Tradução, adaptação e referencias do texto: Cezar Martins Fiorio

Referencias no texto:
[1]: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_22051994_ordinatio-sacerdotalis_po.html

[2]: http://www.vatican.va/archive/cdc/index_po.htm

[3]: http://padrepauloricardo.org/episodios/qual-e-o-ensinamento-da-igreja-em-relacao-a-jejuar-e-abster-se-de-carne

[4]: http://padrepauloricardo.org/episodios/qual-e-a-diferenca-entre-a-biblia-catolica-e-a-biblia-protestante

[5]: a) http://padrepauloricardo.org/episodios/presenca-real-de-jesus-na-eucaristia
b) http://www.veritatis.com.br/doutrina/sacramentos/981-a-presenca-real-de-jesus-na-eucaristia
c) Concílio de Trento (Sessão XXII, c. 1)

[6]: a) http://www.veritatis.com.br/direito-canonico/dir-matrimonial/725-codigo-canonico-sobre-o-matrimonio
b) http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2011/07/06/processo-de-nulidade-de-casamento/
c) http://www.veritatis.com.br/doutrina/sacramentos/627-a-indissolubilidade-do-matrimonio

8 comentários:

  1. Estou louco ou na introdução disse 10 coisas e foram relacionadas 5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato, sim a 2 parte será publica logo logo. Paz e Bem!!

      Excluir
    2. ja consta a segunda parte, só clicar no link no final.

      Excluir
  2. Cezar,

    Paz e Bem!!

    Uma coisa muito bonita na nossa Igreja, e muitas vezes passa desapercebida é que em todas as Celebrações Eucarísticas, a Igreja celebra e faz memória a todos que nela foram batizados. Ou seja, mesmo que nossos irmãos procurem outro local para reconhecer sua própria fé, ainda assim, estaremos rezando por eles.
    Isso é Igreja que reza por todos os seus, porque é para todos e busca a unidade. Sendo assim, Católica Apostólica.

    Abraços e parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é por fala de conhecimento que muitos dos nossos irmãos abandonam a Igreja e vão buscar em outras denominações, aquilo que só na Igreja fundada por Jesus Cristo pode ser encontrado.
    Parabéns pelo indo e proveitoso ensinamento. Achei tão bom, que estou publicando no blog do Terço dos Homens Nossa Senhora do Carmo (http:// tercodoshomenspsdg.blogspot.com )
    Graça e Paz a todos.
    Fernando Cezar.

    ResponderExcluir
  4. O PIOR É QUE QUASE TODAS AS SEITAS EVANGÉLICAS ÊM COMPORTAMENTOS SATANISTAS...
    Quem sai da Igreja e adentra as seitas evangélicas dá um atestado público de nunca ter sido de fato dos nossos, ter se ajuntado a um bando de relativistas, que mesmo dentro da seita discordam-se mutuamente, cada qual interpretando e ensinando aos outros a bíblia ignorantemente, como convém ou entende, sendo que quase todas as seitas em nada se diferem de "terreiros" ou centros espíritas em que há manifestações de entes, supostos exorcismos, curas, passes etc., tipicamente satanismo, e muitas delas ainda por cima, como a IURD do Edir Macedo, é da base do governo marxista do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha há de se dividir entre seitas e igrejas não católicas, há sim muitas pessoas de bom coração e tementes a Deus que não fazem parte ainda da verdadeira e única Igreja de Cristo, e cabe a cada um de nós Católicos estudar nossa fé de forma a não perdermos a verdadeira fé e pedir sempre pela conversão dos que estão de fora. Mas lembrando sempre que aqueles que muito foi confiado muito será cobrado.

      Excluir