terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Maria, você sabia? Um católico responde as perguntas da música

O Grupo Pentatonix canta somente a capella, sem instrumentos

Videos com a música em várias versões:


A versão do grupo a capella Pentatonix para a canção "Mary did you know?", tem sido um fenômeno de acessos desde 3 de dezembro, já tendo atingido a marca de 14 milhões de visitas no Youtube.
Mark Shea, um ex-protestante evangélico que se  converteu á alguns anos a Igreja Católica, analisou as perguntas que são feitas na canção.
Sua conclusão é que se trata de uma boa canção para colocar a figura de Maria mais perto dos protestantes, mas que o formato das perguntas parece colocar em duvida alguns ensinamentos da Igreja, pois a Tradição e as Sagradas Escrituras são bem claras a este respeito.

Recordemos primeiro a letra da canção (traduzida para o Portugues) depois vejamos as respostas para cada pergunta numa perspectiva católica.
Maria, você sabia que o seu bebê um dia irá andar sobre as águas?
Maria, você sabia que o seu bebê irá salvar nossos filhos e filhas?
Você sabia que o seu bebê vem para te renovar?
Esta criança que você acolhe, em breve a acolherá
Maria, você sabia que o seu bebê dará visão a um cego?
Maria, você sabia que o seu bebê vai acalmar uma tempestade com a mão?
Você sabia que o seu bebê anda onde os anjos pisaram?
Quando você beija o seu pequeno bebê, você beija a face de Deus
Maria, você sabia?
O cego enxergará
O surdo ouvirá
E o morto viverá novamente
O coxo saltará
O mudo vai falar
os louvores do Cordeiro
Maria, você sabia que o seu bebê é o Senhor de toda a criação?
Maria, você sabia que o seu bebê um dia irá governar as nações?
Você sabia que o seu menino é o Cordeiro perfeito dos Céus?
Esta criança dormindo que você está segurando
É o grande Eu Sou!

Mark Shea primeiro toma algumas das perguntas (Sabia Maria que teu filho caminharia sobre as águas? Que daria a visão a um cego? Que acalmaria a tempestade com um gesto de mão?) e ele responde: "Não, Maria não é Onisciente e não podia prever cada ato particular de seu Filho. Veja a história de quando o menino estava perdido e foi achado no Templo em Lucas 2, 41-51".

Próxima pergunta: Maria, você sabia que o seu bebê iria salvar nossos filhos?

Mark Shea responde que isso sim Maria sabia: Jesus (Yeshua) significa "Deus salva". Ela mesma canta que "meu Espirito exulta em Deus meu Salvador". Sabia que todo o mundo devia ser bendito pela descendência de Abraão "conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre" Lucas 1,54-55. O nome de Jesus foi indicado pelo Anjo Gabriel: "e lhe porás o nome de Jesus" Lucas 1, 31.
A isso se poderia adicionar que Maria iria saber que um anjo havia dito a José em sonhos (seria dificil que Mateus estive-se falando de outra pessoa que não fosse a mesma Maria). "Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Mateus 1,20-21.
Se um anjo mesmo explica que "Ele salvará o seu povo de seus pecados" deixa claro que José e Maria sabiam como pergunta a canção "que teu Filho salvaria os nossos filhos".


Segue a canção: "Sabia que teu Filho viria para te renovar? Esta criança que você acolhe, em breve a acolherá"

Mark Shea comenta que Maria sim sabia que ela havia sido renovada, ao dizer que era Imaculada, sem mácula, sem pecado algum, porque o Anjo lhe havia saudado chamando a de "Kejaritomene” ou seja, “Cheia ou repleta de Graça”.

A canção pergunta:  "Sabias que quando você beija o seu pequeno bebê, você beija a face de Deus? "

Mark Shea assinala que ela sim sabia, porque o anjo tinha lhe dito: "Será chamado Filho do Altíssimo" e porque o anjo tinha avisado o que iria acontecer"O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". Lucas 1,35.

A canção prossegue: "Maria, você sabia que o seu bebê é o Senhor de toda a criação?Maria, você sabia que o seu bebê um dia irá governar as nações?"
Mark Shea responde que María sabia por seu conhecimento do Livro de Daniel (Daniel 7,13-14) onde enumera os títulos do Messias prometido, o Filho do Homem: "A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído".

Mais adiante, com Jesus já adulto, ela viu Ele mesmo se chamar várias vezes de "Filho do Homem".
Na verdade, o anjo na Anunciação foi bastante enfático quando disse a Maria: "Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó". Lucas 1,32.

Mark Shea considera que em alguns ambientes protestantes "Tem crescido um mito de que Maria não tinha idéia de quem era Jesus e de que ela tinha algum tipo de hostilidade com Ele".

Mark Shea responde a isso, na realidade, "ela foi o seu maior discípulo, e ela sabia que ela era a Mãe do Filho de Deus desde o início. Quanto mais cedo entendermos isso, mais cedo compreenderemos como ser discípulos também".

História da Música
A música foi escrita em 1984, por Buddy Greene. O primeiro artista a gravá-la foi Michael English, lançada em janeiro de 1992. Nos Estados Unidos é comum, no fim do ano, artistas lançarem novas gravações e interpretações de canções natalinas, que ajudam a viver bem a preparação e o tempo do Natal. O vídeo que gira o mundo é a interpretação da mesma canção pelo grupo Pentatonix, no álbum “That’s Christmas to Me”

fonte:
http://www.religionenlibertad.com/articulo.asp?idarticulo=39116
http://www.aleteia.org/pt/artes-entretenimento/video/mary-did-you-know-5846279443709952
http://www.patheos.com/blogs/markshea/2014/12/mary-did-you-know-faq.html

11 comentários:

  1. "Sua conclusão é que se trata de uma boa canção para colocar a figura de Maria mais perto dos protestantes, mas que o formato das perguntas parece colocar em duvida alguns ensinamentos da Igreja, pois a Tradição e as Sagradas Escrituras são bem claras a este respeito"???
    Sou protestante reformado e não intendi essas palavras de um ex-protestante.... Primeiro que essa branda não é protestante, na verdade a um integrante que se diz de uma igreja cristã, e tem dois homossexual declarado.. Se vc pesquisa a banda não se intitulam-se cristã..apesar de muitos evangélicos gostarem dela... Essa banda e tem agenda muito ativa com LGBT.. Então longe de ser Uma banda cristã....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a respeito da Banda eles cantam neste CD músicas de Natal conhecidas nos Estados Unidos, não é uma música autoral, pode ser que só fizeram o cd para ganhar dinheiro ou pode ser que dentro deles há uma vontade de falar de Jesus mesmo em suas imperfeições e erros, mas neste caso não o artigo não quer falar do grupo mas sim da música que realmente ficou muito bonita nas vozes deles.
      Sobre o texto na maioria dos comunidades critãs após a reforma protestante se assumiu uma teologia, isso reflete na música, que Maria foi escolhida aleatoriamente, e foi como já ouvi falar praticamente usada por Deus para planos DEle. Que ela como diz na música não sabia de nada, não esperava nada, foi uma grande surpresa na vida Dela. Isso o autor diz que não foi desta forma. fica claro no texto eu grifo aqui: Mark Shea considera que em alguns ambientes protestantes "Tem crescido um mito de que Maria não tinha idéia de quem era Jesus e de que ela tinha algum tipo de hostilidade com Ele". Mark Shea responde a isso, na realidade, "ela foi o seu maior discípulo, e ela sabia que ela era a Mãe do Filho de Deus desde o início. Quanto mais cedo entendermos isso, mais cedo compreenderemos como ser discípulos também".

      Excluir
  2. Eu não intendi "colocar a figura de Maria mais perto dos protestantes"??? Maria sempre esteve presente na vida da Igreja,Maria é uma mulher muito portando para o cristianismo, a serva fiel ao Deus vivo, uma eleita predestinada para vida eterna... Os protestantes reformados sabe da importância de Maria.... Cremos naquilo que as escrituras revelam dela(Maria)...

    ResponderExcluir
  3. cito aqui alguns trechos do Catecismo sobre Maria, seria necessário um estudo maior sobre o tema, de qualquer forma convido a ler:

    § 490 Para ser a Mãe do Salvador, Maria "foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.

    §494 Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do Espírito Santo, Maria respondeu com a "obediência da fé", certa de que "nada é impossível a Deus": "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,37-38). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tomou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção

    Como diz Santo Irineu, "obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano". Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: "O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé”. Comparando Maria com Eva, chamam Maria de "mãe dos viventes" e com freqüência afirmam: "Veio a morte por Eva e a vida por Maria".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16 O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.
      17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.

      Excluir
  4. Como diz Santo Irineu, "obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano". Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: "O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé”. Comparando Maria com Eva, chamam Maria de "mãe dos viventes" e com freqüência afirmam: "Veio a morte por Eva e a vida por Maria".

    ... Desculpe amigo sei que o assunto não é esse.. Mas esse palavras do "Santo erineu" e outros padres vai contra o que as escrituras fala... Esse papel que eles deram a Maria é de CRISTO JESUS.. Vocês estão dando a glória que é de Cristo a Maria...

    "A morte veio por erva e a vida pela Maria" ... A Bíblia diz diferente em romano 5:16,17




    ResponderExcluir
  5. Desculpe mas este argumento é baseado intrisicamente num versiculo fora de contexto? Eu precisaria de uma postagem inteira para exclarecer o que na Teologia chamamos de Mariologia ou seja o estudo do plano de Salvação de Deus (chamamos de Economia Divina) passando pelo pecado Original de Eva (Ler Genesis), passando por todas as pre-figurações de uma virgem escolhida (segundo Isaias), personagens como Ana ... até a consumação dos tempos chegando na Serva do Senhor Maria, escolhida desde o começo dos séculos, virgem, pura porque como a Arca da Aliança assim o era também não poderia o Nosso Deus habitar em lugar impuro. Salva antes do seu nascimento pelo mesmo Senhor, primeira Cristã antes de nós e exemplo maior, até mesmo de seus discipulos, participante ao mesmo tempo da graça e sinal de que ser cristão é tomar o caminho da cruz, da ressurreição, do Pentecostes e por fim o céu. Não posso neste pequeno espaço colocar tudo mas indico outras postagens neste blog. Obrigado por buscar a Verdade que é Jesus, fique firme nesta busca porque Deus não decepciona aqueles que querem servir a Jesus, e conhecer a Jesus em sua plenitude.

    ResponderExcluir
  6. Testemunho de Conversão de Dave Armstrong, onde ele cita:
    141. O protestantismo rejeita a Imaculada Concepção de Maria, apesar da Tradição Cristã desenvolvida e indicada pela Bíblia,: (Gn 3,15) (Lc 1,28) ("cheia de graça" interpretam os católicos, em chãos lingüísticos, significa "sem pecado"); Maria representando a Arca da Aliança (Lc 1,35) (Ex 40,34-8) (Lc 1,44) (2 Sm 6,14-16) (Lc 1,43) (2 Sm 6,9) A Presença de Divina requer santidade extraordinária) pois Deus não habitaria no meio do pecado. fonte: http://jesuscristoemsuaplenitude.blogspot.com.br/2011/08/testemunho-de-conversao-de-dave.html

    ResponderExcluir
  7. Cheia de Graça ou Agraciada? Fonte: http://jesuscristoemsuaplenitude.blogspot.com.br/2011/10/cheia-de-graca-ou-agraciada.html

    ResponderExcluir
  8. por fim indico o testemunho do Fábio Salgado de Carvalho
    fonte: http://jesuscristoemsuaplenitude.blogspot.com.br/2014/06/a-jornada-de-um-ex-batista-ao.html

    ResponderExcluir
  9. Tambem indico este site, neste artigo repete muita coisas dos links anteriores mas pode ser tambem útil:
    http://www.veritatis.com.br/respostas-catolicas/respostas-aos-protestantes-sobre-maria/

    ResponderExcluir