quinta-feira, 31 de março de 2011

O que é a verdade Part I - testemunho



O que é a verdade?

por Marcus C. Grodi

Eu sou um ex-ministro protestante. Como tantos outros que têm trilhado o caminho que leva a Roma por meio desse mundo conhecido como protestantismo, eu nunca imaginei que um dia iria me converter ao Catolicismo.

Por temperamento e formação, eu sou mais pastor que um estudioso, assim, a história de minha conversão à Igreja Católica pode não ter a mesma ficha técnica dos teólogos e nem vai fazer deleitar alguns leitores. Mas vou explicar exatamente porque fiz o que fiz, e porque eu acredito com todo meu coração que todos os protestantes deveriam fazer o mesmo.

Não vou ficar muito tempo nos detalhes dos meus primeiros anos, exceto para dizer que fui criado por dois pais amorosos em uma casa nominalmente protestante, e passei pela maior parte das experiências que compõem a infância e adolescência típica do menino americano. Fui ensinado a amar a Jesus e ir à igreja aos domingos. Eu também cometi os mesmos erros que a maioria dos garotos da minha geração cometeu. Mas depois de uma época de rebeldia na adolescência, quando eu tinha 20 anos de idade, experimentei uma reconversão radical a Jesus Cristo. Afastei-me das tentações do mundo e passei a levar a sério a oração e o estudo da Bíblia.

Já como um jovem-adulto fiz um novo compromisso com Cristo, aceitando-o como meu Senhor e Salvador, rezando para que Ele me ajudasse a cumprir a missão que Ele tinha escolhido para a minha vida.

Quanto mais eu procurava, através da oração e do estudo, seguir Jesus e confirmar a minha vida na sua vontade, mais eu sentia ânsia de dedicar a minha vida inteiramente a servi-lo. Gradualmente, da mesma forma que a aurora forma os primeiros raios fracos ao longo de um horizonte escuro, a convicção de que o Senhor estava me chamando para ser um ministro começou a crescer.

Essa convicção ficou mais forte enquanto eu estava na faculdade e, posteriormente, durante o meu trabalho como engenheiro. Eventualmente, eu não podia ignorar o chamado. Estava convencido de que o Senhor queria que eu me tornasse um ministro, assim, saí do meu emprego e me inscrevi no Seminário Teológico Gordon-Conwell, no subúrbio de Boston. Eu me graduei no curso MDIV (Master of Divinity) e logo em seguida me ordenei ministro protestante.

Meu filho de seis anos, Jon-Marc, tinha decorado um juramento de escoteiros que era mais ou menos assim. “Prometo fazer o meu melhor, cumprir com o meu dever para com Deus e com meu país". Este voto infantil aparentemente inocente me fez analisar minhas próprias razões para desistir de uma carreira em engenharia, a fim de servir ao Senhor me abandonando completamente em um ministério em tempo integral. Eu levei meu novo trabalho pastoral a sério, e queria realizá-lo corretamente e com fidelidade, para que no final da minha vida, quando eu estivesse frente a frente com Deus, eu pudesse ouvi-lo falar essas palavras de suma importância: "Muito bem, servo bom e fiel." Como me acomodei na vida bastante agradável de um pastor protestante, senti-me feliz e em paz comigo mesmo e com Deus. Eu finalmente senti que tinha conseguido.

Eu não tinha conseguido.

Logo me vi confrontando uma série de questões teológicas confusas e problemas administrativos. Havia dilemas exegéticos sobre como interpretar corretamente difíceis passagens bíblicas e também as decisões litúrgicas que poderiam facilmente dividir uma congregação. Meus estudos no seminário não tinham me preparado adequadamente para lidar com esse tanto de opções.

Eu só queria ser um bom pastor, mas não conseguia encontrar respostas consistentes para tais questões nem com meus amigos ministros, nem nos livros da minha estante e nem com os líderes da minha denominação presbiteriana. Parecia que todo pastor tinha de tomar suas próprias decisões acerca destas questões.

Esta mentalidade de "reinventar a roda quantas vezes você precisar" que está no centro pastoral do protestantismo foi profundamente perturbador para mim. "Por que eu tenho que reinventar a roda?" Eu perguntei a mim mesmo aborrecido. “E quanto aos ministros cristãos através dos séculos que enfrentaram os mesmos problemas”? O que eles fizeram? “E a emancipação do protestantismo” de Roma que é "artificial” com suas leis e dogmas e costumes que tinham “amarrado" os cristãos de séculos (que, é claro, foi como nós fomos ensinados no seminário para ler o ”triunfo" da Reforma sobre catolicismo) comecei a olhar muito mais como a anarquia do que a verdadeira liberdade.

Eu não recebi as respostas que eu precisava, apesar de rezar constantemente para obter orientação. Senti que tinha esgotado os meus recursos e não sabia para onde ir. Ironicamente, essa sensação frustrante de estar sem respostas foi providencial. Ele me colocou para estar aberto às respostas oferecidas pela Igreja Católica Romana. Tenho certeza que se eu sentisse que eu tinha todas as respostas para tudo eu não teria sido capaz ou estaria disposto a investigar as coisas em um nível mais profundo.

Uma brecha na minha defesa

No mundo antigo, as cidades foram construídas sobre colinas e rodeadas de muralhas que protegiam os habitantes contra os invasores. Quando um exército invadia o cerco de uma cidade como Jerusalém, ou quando o exército de Nabucodonosor, em 2Reis 25:1-7, rodeavam os habitantes estes estavam a salvo desde que a sua comida e água durasse por tanto tempo quanto suas paredes pudessem resistir ao ataque de catapulta. Mas se o muro fosse derrubado, a cidade seria perdida.

A minha vontade de considerar as reivindicações da Igreja Católica começou como resultado de uma brecha no muro da teologia da Reforma Protestante, que rodeavam a minha alma. Durante quase quarenta anos eu trabalhava para construir essa parede, pedra por pedra, para proteger as minhas convicções protestantes.

As pedras foram formadas a partir de minhas experiências pessoais, a educação do seminário, os relacionamentos, e os meus sucessos e fracassos no ministério. A argamassa que cimentou as pedras no lugar foi a minha fé protestante e a filosofia. Meu muro era alto e grosso, e eu pensei inexpugnável contra qualquer coisa que possa atrapalhar.

Mas, a argamassa ​desmoronou e as pedras começaram deslizar, num primeiro momento imperceptível, mas depois com uma rapidez alarmante, fiquei preocupado. Tentei discernir a razão da minha crescente falta de confiança nas doutrinas do protestantismo.

Eu não tinha certeza do que estava buscando para substituir as minhas convicções calvinistas, mas eu sabia que minha teologia não era invencível. Li mais livros e consultei teólogos, em um esforço para corrigir o muro, mas não fiz nenhum progresso.

Refleti muitas vezes em Provérbios 3:5-6 "Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria! Sejam quais forem os teus caminhos, pensa nele, e ele aplainará tuas sendas." Esta exortação tanto me assombrou e me consolou enquanto eu lutava com a confusão doutrinária e o caos processual dentro do Protestantismo.

Os reformadores tinham defendido a noção de interpretação particular da Bíblia pelo indivíduo, uma posição que eu comecei a me sentir cada vez mais desconfortável​, à luz de Provérbios 3:5-6. Sobre a Bíblia, os protestantes afirmam acreditar que seguem o ensino nesta passagem, buscando a orientação do Senhor. O problema é que existem milhares de caminhos diferentes que a doutrina estabelece e que os protestantes acham que o Senhor está direcionando-os para tais viagens. E essas doutrinas variam muito de acordo com a denominação.

Eu esforcei-me com as perguntas: "Como eu sei que a vontade de Deus para minha vida e para as pessoas em minha congregação? Como posso ter certeza de que o que eu estou pregando é o correto? Como eu sei que é a verdade?” À luz do caos doutrinário que existe dentro do Protestantismo, cada doutrina ou denominação volta-se para si mesmo baseado nas interpretações do homem que a fundou e se gaba de somente crer no que a Bíblia diz, "Isso começou a soar vazio”. Eu começava a olhar somente para a Bíblia para determinar a verdade, mas as doutrinas reformadas que herdei de João Calvino, John Knox e os puritanos entraram em confronto em muitos aspectos com os defendidos pelos meus amigos Luteranos e Batistas.

No Evangelho, Jesus explica o que significa ser um verdadeiro discípulo (cf. Mat.19:16-23). É mais do que ler a Bíblia, ou ter seu nome em uma lista de membros da igreja, ou frequentar regularmente os cultos de domingo, ou mesmo de uma simples oração de conversão de aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador. Essas coisas, por melhores que sejam, por si só não fazem um verdadeiro discípulo de Jesus. Ser discípulo de Jesus Cristo significa assumir um compromisso radical de amar e obedecer ao Senhor em cada palavra, ação e atitude, e se esforçar para irradiar seu amor aos outros. O verdadeiro discípulo, Jesus disse, está disposto a desistir de tudo, até mesmo sua própria vida, se necessário, para seguir o Senhor.

Eu estava profundamente convencido deste fato, e tentei colocar isso em prática na minha vida (nem sempre com muito sucesso). Eu também fiz o meu melhor para convencer minha congregação que este chamado ao discipulado não é uma opção e sim algo que todos os cristãos são chamados a fazer. A ironia foi que a minha teologia protestante fez-me impotente para chamá-los para o discipulado radical, e que os fez impotentes para ouvir e atender ao chamado.

Alguém poderia perguntar: "Se tudo o que preciso para ser salvo é confessar com minha boca que Jesus é Senhor e em meu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos" (Rm 10:9), então por que devo mudar? Ah, claro, que eu deveria mudar meus caminhos de pecado. Eu deveria me esforçar para agradar a Deus. Mas se eu não fizer o que isso realmente importa? Minha salvação está garantida.

Há uma história sobre um repórter em Nova York, que queria escrever um artigo sobre o que as pessoas consideram a invenção mais incrível do século XX. Ele chegou às ruas, entrevistou as pessoas ao acaso, e recebeu uma variedade de respostas: o avião, o telefone, o automóvel, computadores, energia nuclear, as viagens espaciais, antibiótico. As respostas foram sobre ao longo destas linhas, até que um colega deu uma resposta pouco provável:

"É óbvio. A invenção mais surpreendente foi à garrafa térmica."

"A garrafa térmica?" disse o repórter, com as sobrancelhas levantadas.

"Claro que sim. Ele mantém as coisas quentes quando são quentes e frias quando são frias."

O jornalista piscou. "E daí?"

"Como ela consegue?

Esta anedota tinha significado para mim. Desde que era meu dever e desejo ensinar a verdade de Jesus Cristo à minha congregação, a minha crescente preocupação foi: "Como eu sei o que é verdade e o que não é?"

Todo domingo eu ficava no meu púlpito interpretando as Escrituras para o meu rebanho, sabendo que dentro de um raio de 15 milhas da minha igreja, havia dezenas de outros pastores protestantes os quais acreditavam que somente a Bíblia é a única autoridade para a doutrina e a prática, mas cada um estava ensinando algo diferente do que eu estava ensinando. "É a minha interpretação da Escritura é a certa ou não?" Eu pergunto. "Talvez um dos outros pastores seja o certo, e eu estou enganando essas pessoas que confiam em mim.”

Havia também o conhecimento, a certeza de que um dia eu iria morrer e estar diante do Senhor Jesus Cristo, o Juiz Eterno, e eu seria obrigado a não apenas responder por minhas próprias ações, mas também acerca das pessoas que ele tinha me dado para pastorear. "Estou pregando a verdade ou erro?" perguntei ao Senhor repetidamente. "Eu acho que estou certo, mas como posso ter certeza?" Esse dilema vinha me assombrando.

Eu comecei a questionar todos os aspectos do meu ministério de teologia reformada, a partir de questões insignificantes às mais importantes. Eu olho para trás agora com um certo humor envergonhado com a forma como me afligia durante esses dias cheio de incerteza. Em um ponto eu ainda ficava com dúvidas sobre se deve ou não usar um colarinho clerical. Como não há código de vestuário obrigatório para ministros presbiterianos, alguns usavam colares, alguns usam ternos, alguns outras roupas, e outros uma combinação de tudo. Um amigo ministro mantinha um colarinho clerical no porta-luvas de seu carro, apenas no caso acontecer algo que poderia trazer alguma vantagem para ele, "Como sair de uma multa!" Certa vez, ele confidenciou com um sorriso cúmplice. Eu decidi não usar um colarinho clerical. Em serviços de domingo, eu usava um manto coral preto liso por cima do meu terno.

Foi Quando percebi que a forma e o conteúdo da liturgia dominical de todas as igrejas tinham os seus próprios pontos de vista sobre como as coisas devem ser feitas, e cada pastor estava livre para fazer praticamente o que quisesse dentro de sua razão.

Sem mandatos denominacionais para me orientar, eu fiz o que todos os pastores estavam fazendo: eu improvisei. Hinos, sermões, Escrituras, a participação da congregação, casamentos, batismos e Ceia do Senhor, como se fosse todo um jogo de experimentação. Eu me arrepio ao lembrar-me de um domingo em especial quando, em um esforço para tornar o programa da juventude mais interessante e "relevante", falei as palavras do Senhor na consagração: "Isto é meu Corpo, este é o meu sangue, fazei isto em memória de mim", sobre uma jarra de refrigerante e um pote de batatas fritas.

As Questões teológicas eram o que mais me afligia. Lembro-me de estar aos pés da cama do de um homem que estava perto da morte após sofrer um ataque cardíaco. Sua mulher perturbada me perguntou: "O meu marido vai para o céu?” “Tudo que eu podia fazer era uma espécie de boca piedosa com um vago” “devemos confiar em Deus" e falar para que ela ficasse tranquila quanto a salvação de seu marido. Ela pode ter sido confortada, mas eu era atormentado por seu apelo emocionado. Afinal, como um pastor reformado acreditei em doutrinas de João Calvino da predestinação e da perseverança dos santos. Este homem deu sua vida a Cristo, ele tinha sido regenerado e estava confiante de que ele foi um dos eleitos de Deus. Mas será que ele era?

Eu fiquei profundamente perturbado pela consciência de que não importa quão sinceramente ele possa ter pensado que ele estava predestinado para o céu (é interessante que todos os que pregam a doutrina da predestinação acreditam firmemente que eles próprios são um dos eleitos), e não importa quão sinceramente aqueles ao seu redor ele acreditava que ele era, ele pode não ter ido para o céu.

E se ele tivesse secretamente estado em pecado grave e ele vivesse em um estado de rebelião contra Deus no momento em que seu ataque cardíaco o pegou de surpresa? A teologia reformada me ensinou que se fosse esse o caso, então o pobre tinha simplesmente sido ludido por uma falsa segurança, pensando que foi regenerado e predestinado para o céu, quando na verdade ele tinha sido regenerado o tempo todo e em seu caminho para o inferno. Calvino ensinou que os eleitos do senhor devem perseverar na graça e vontade do Senhor. Se uma pessoa morre em estado de rebelião contra Deus, ele prova que não é mais um dos eleitos. "Que tipo de garantia absoluta tem isso?" Eu me perguntava.

Eu achei mais difícil de dar respostas claras e confiáveis. Todos sempre queriam respostas do tipo: ​"meu marido vai para o céu?". Todo pastor protestante que eu conhecia tinha um conjunto diferente de critérios que listam como "necessários" para a salvação. Como um calvinista , eu acreditava que, se um público aceita Jesus como seu Senhor e Salvador, a pessoa é salva pela graça mediante a fé. Mas assim como eu consolava outros com estas palavras que soam bem, eu estava preocupado com o mundo e, por vezes com as grosserias dos estilos de vida pecaminosos que esses membros já falecidos de minha congregação tinham vivido. Após poucos anos de ministério, eu comecei a duvidar se devia continuar.

(continua...)

tradução: Thaís Silfer Revisão: Cezar M Fiorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário